Mas...o que é mesmo Cidadania?



Cidadania é o conhecimento e a prática dos direitos e deveres civis e políticos pelo cidadão e este é toda pessoa pertencente à comunidade e habilitada ao exercício de seus direitos e deveres.
Quais são os seus principais direitos e deveres?
Toda pessoa tem direito a uma vida digna, casa, transporte, educação de qualidade, saúde, informação, vestir-se, poder alimentar-se, ter acesso a cultura e bens de consumo.
Deve conhecer, respeitar as leis e exigir que elas sejam respeitadas. Não basta pagar os impostos e votar para garantir seus direitos. Participar é um dever. É fundamental a participação e a vigilância do cidadão na administração pública e na defesa de seus direitos.
A Cidadania é a sua Participação!
A vida é para ser construída e desfrutada coletivamente. A qualidade de vida, o futuro da civilização humana, do planeta e a origem de todos os problemas sociais e ambientais estão na falta de educação e falta de exercício da cidadania. Ninguém vive e consegue nada sozinho. Todos podem e devem participar para melhorar o lugar em que vivemos. O ausente mal pode reclamar e o castigo de quem não participa é ser governado por quem participa.
O que você já fez para melhorar sua comunidade?
Quem quer resolver sempre acha um jeito, quem não quer sempre acha uma desculpa. O cidadão, por princípios deve começar organizando sua vida, sua casa, reunindo sua família, parentes, amigos e vizinhos na busca de soluções comuns a todos. Participar de ações nas associações escolares e comunitárias, sociedades de amigos de bairro, clubes, partidos e sindicatos.
Acompanhe o desempenho dos seus representantes!
Nunca esqueça em quem você votou - Fiscalize-o sempre. Se você esquecer deles, eles esquecem de você. Envie à eles, periodicamente, suas avaliações, sugestões e críticas. Acompanhe seu prefeito e seus vereadores. Envie correspondência aos seus deputados estaduais, federais e senadores; ao seu governador e ao presidente da república. Os deveres vêm antes dos direitos e é seu dever exigir seus direitos. O cidadão é o patrão dos políticos, autoridades e funcionários dos órgãos públicos.
Sua presença ou ausência faz diferença sim!
A democracia, a cidadania e a justiça social somente se estabelecem com a sua participação.