Publicado no Jornal Sobral em 25/03/2011.


PREVIDÊNCIA

Seminário discute o futuro da Previdência Social no Brasil
As pessoas que querem saber os rumos da Previdência no Brasil devem acompanhar as discussões e os resultados de eventos como o seminário “O Futuro da Previdência no Brasil” realizado em Brasília na semana passada (dias 16 e 17 de março). Neles é que nascem as propostas de reformas que acabam implicando positiva ou negativamente na vida das pessoas. Em razão disso, a partir desta semana, trarei neste espaço um resumo das principais discussões ocorridas no evento.
O seminário debateu temas que ainda não são objeto de consenso entre autoridades e estudiosos, além de rever os desafios para a Previdência, como, por exemplo, a ampliação da cobertura do sistema, sua engenharia financeira, as regras de acesso a benefícios e de reajuste, bem como seu equilíbrio de longo prazo e os parâmetros de justiça distributiva. O objetivo do encontro foi traçar um quadro mais nítido das necessidades mais urgentes do sistema, levando em conta diferentes pontos de vista. O evento foi uma parceria entre o Ministério da Previdência Social e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgãos que incentivam a discussão, por uma visão ampla da sociedade, de como a Previdência pode adquirir o equilíbrio para melhor atender os segurados.
A visão do atual ministro da Previdência
Durante a abertura do seminário, o atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, afirmou que “o único consenso que existe é o de que a Previdência Social é o mais tradicional instrumento de garantia de renda de trabalhadores e idosos brasileiros”. Ele lembrou que, mensalmente, a previdência paga 28 milhões de benefícios e que, sem eles, 23 milhões de pessoas estariam condenadas à situação de pobreza.
Garibaldi Alves destacou que 82% dos idosos brasileiros estão cobertos pela seguridade social. “Essa é uma das cifras mais elevadas da América Latina”, afirmou. No entanto, o ministro reconheceu que um dos desafios da previdência é o envelhecimento populacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 a população brasileira terá 64 milhões de idosos. Hoje, esse número é de 20 milhões.
O ministro da Previdência Social falou ainda sobre a substituição do Fator Previdenciário pela idade mínima para aposentadoria. “O Fator não pode ser simplesmente eliminado, ele faz parte de uma equação previdenciária que não pode ser mexida”, justificou.
As primeiras discussões
O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, coordenou a mesa de abertura do seminário. Ele disse que o objetivo do evento foi ter uma visão mais completa da Previdência Social. “A sociedade encontra-se com famílias diminutas e a expectativa de vida tende a se aproximar dos 100 anos. Essa sociedade tem que ser repensada”, comentou.
Também presente na abertura do seminário, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco, disse que garantir os direitos dos brasileiros daqui a 50 anos é o grande desafio da Previdência Social, mas sugeriu que qualquer mudança atinja apenas os que entrarem, e que os contratos já feitos não sejam desrespeitados. “As mudanças devem olhar para o futuro”.
Continua na semana que vem...


CIDADANIA

Já pensou em abrir seu próprio negócio?

Vivemos um bom momento na economia de nosso país, e em razão disso as possibilidades de inserção no mercado de trabalho estão mais amplas. Porém, existem muitas pessoas que sonham em ter seu próprio negócio, de deixar aflorar seu espírito empreendedor.
Mas o que é mesmo ser empreendedor?
O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas idéias através da congruência entre criatividade e imaginação. O empreendedor, em geral, é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre idéias criativas, seguidas de ação. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos.
Segundo uma especialista no assunto, o empreendedor é “aquele capaz de deixar os integrantes da empresa surpreendidos, sempre pronto para trazer e gerir novas idéias, produtos, ou mudar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às suas idéias. É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre pesquisando. É o que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado.”
Mas... por onde começo?
Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma dica muito importante para quem está começando é buscar o auxílio e informações junto ao Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, instituição que tem um trabalho destacado nesta área.
O Sebrae criou um roteiro para facilitar a abertura da sua empresa. O site “Quero Abrir um Negócio” (www.sebrae.com.br) ajuda quem ainda não sabe por onde começar e aquele que já escolheu em que ramo atuar.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então, visite este site e confira sugestões de como ganhar dinheiro e descubra o que é preciso ter para montar um negócio.
O primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características do empreendedor. A seguir, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa. A terceira iniciativa é organizar as informações coletadas. Depois é necessário analisar a viabilidade e descobrir se o projeto trará retorno financeiro. A última etapa é registrar o negócio.
O que o Sebrae pode fazer por mim?
O Sebrae oferece cursos e palestras, consultorias, informações de gestão. E ajuda sua empresa a se aproximar de parceiros e clientes. O seu negócio pode ficar mais competitivo e lucrativo. A instituição possui uma estrutura de atendimento presencial em todo o país, além do atendimento telefônico gratuito (0800 570 0800).


FRASE DA SEMANA:

“Para conhecer os homens, torna-se indispensável vê-los agir.“ (Jean-Paul Sartre)